Web 2.0
Fala Techer, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre a Web 2.0, entender o que é ela? Quais os benefícios da Web 2.0? Por que se tem falado muito nessa evolução da web.
No começo dos anos 2000, mas precisamente em 2003 houve uma mudança em como as pessoas usavam a internet, foi nessa época que surgiu o conceito de Web 2.0 introduzido pelo autor Dale Dougherty.
A Web 2.0 descreve que a forma como as pessoas e empresas usavam a internet mudou, agora além de sites das empresas existiam a comunicação por outras redes como as redes sociais, sites, blogs entre diversas outras formas de comunicação.
A grande mudança da Web 2.0 em relação a Web 1.0, é que dos anos de 1990 aos anos 2000 as empresas tinham seus sites e compartilhavam as informações que queriam, a partir da Web 2.0 as pessoas começaram a participar mais desse conteúdo, dando dicas de melhorias, criticando as empresas, cobrando as empresas, portanto as pessoas começaram a participar com uma voz mais ativa na internet.
Na Web 1.0 quem ditava o conteúdo eram as empresas, na Web 2.0 as pessoas ditavam o que queriam, portanto o desenvolvimento para a web passou de ser apenas para empresas e começou a focar na experiência que o usuário, o cliente queria ter, e isso proporcionou grandes avanços nessa área e novas formas de comunicação com os usuários.
Além disso o usuário como o principal cliente queria designers mais elegantes nas páginas, uma experiência melhor, sites e sistemas web que fossem mais fáceis de aprender e usar, e que não precisassem de horas para aprender a usar algo na web.
Nessa época surgiu também o SAAS ( Software Como Um Serviço ) muitas empresas aplicaram bastante nessa pesquisa a fim de aproximar pessoas para usarem seus serviços na web, outro ponto muito importante foi a questão da velocidade da internet, pois muitas pessoas começaram a ter internet de qualidade, o que foi uma grande oportunidade para que as empresas focassem nisso para fidelizar clientes através da internet.
Aqui os buscadores (Google, Bing, Yahoo, entre outros) também se tornam cruciais para localizarem informações na Web, já que ela começa a se tornar gigante e palavras chaves começam a ser utilizadas para rotular sites e conteúdos na web para uma melhor localização de informações e direcionamento de pessoas para conteúdos relevantes.
Surgiram várias tecnologias para ajuda nesse processo, tecnologias de código aberto, que proporcionava novas pesquisas e também que empresas pudessem personalizar o que elas precisavam para atender melhor o seu público.
Aqui surgiu diversos tipos de empresas online, como lojas de e-commerce (Amazon, Submarino, Americanas, EBay, entre outras), redes sociais (Facebook, Youtube, entre outras) sites de grande audiência, como sites de notícias, blogs entre outros tipos de serviços na web.
Esses sistemas web também começaram a se comunicar entre diversos outros serviços como aplicativos em smartphones, sistemas nas lojas físicas, e isso deu início a uma web mais semântica, ou seja, que começou a fazer um sentido maior para cada tecnologia que foi criada nela.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
Logo mais conversaremos mais sobre a Web, e você já tinha imaginado que tinha ocorrido todo esse avanço na tecnologia na Web assim tão rapidamente?