Tendência Chave Para Criação de Sistemas Web – Orientação a Objetos
Fala Techer, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre tendência chave para criação de sistemas web, vamos conversar sobre a orientação a objetos e qual o impacto dessa forma de programar atualmente.
Software é uma coisa muito complexa, e você vai trabalhar em algum sistema que vai durar anos dentro de uma empresa, geralmente estima-se que um sistema dure 10 anos antes de ele ter que ser remodelado e atualizado para as tecnologias mais recentes.
Durante esse período você vai precisa fazer manutenção e vai encontrar diversas barreiras tecnológicas e problemas computacionais para resolver os problemas que o sistema vai apresentando com o tempo.
A programação estruturada foi muito usada na década de 1970 e ela era ótima, mas o tempo foi passando e os sistemas foram ficando mais complexos, foi na década de 1990 que a orientação a objetos decolou, a partir desse ponto, grandes avanços na programação de computadores foram feitos, o que agilizou e facilitou muito a criação de sistemas.
A tecnologia a objetos veio para facilitar, pois no mundo em que vivemos tudo pode ser traduzido como um objeto, qualquer palavra que é um substantivo é um objeto, e isso ajuda muito na programação, pois se entendemos o que é um objeto, conseguimos traduzir isso para um computador e isso facilita o entendimento de um sistema.
Programar em uma linguagem orientada a objetos é uma coisa natural e facilita muito o desenvolvimento de um software, se você parar e olhar ao seu redor você vai ver diversos objetos, se você está vendo esse conteúdo em um computador, basta olhar ao redor que você vai ver um teclado, o seu gabinete, o seu mouse, microfone, webcam entre outros objetos.
O grande problema da programação procedural é que muita coisa não dá para ser reaproveitado e a cada novo sistema ele deve ser escrito novamente do zero, na programação orientada a objetos isso é diferente e você pode reaproveitar várias classes e métodos já criados anteriormente.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já ouviu falar na programação orientada a objetos? Deixa aqui nos comentários.