Portabilidade de Navegador
Fala techer, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar um pouco sobre portabilidade de navegador, afinal se estamos desenvolvendo para sistemas web temos que entender como funciona os navegadores e a questão de portabilidade.
Um dos grandes desafios para os programadores principalmente na questão do Front-End de sistemas web é manter a configuração visual nas páginas web para diferentes navegadores da internet.
Isso acontece pois cada um é criado e programado de uma forma diferente, atualmente os navegadores estão bem avançados nessa questão e quase tudo funciona da mesma forma independente do navegador que você use, mas nem tudo é cem por cento algumas funcionalidades ainda geram conflitos em diferentes navegadores da web.
Temos diversos navegadores da web disponíveis no mercado, podemos citar alguns como o Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Opera GX, Brave entre diversos outros, e cada um funciona de uma forma diferente.
Outra grande questão são os tamanhos de telas, atualmente podemos abrir uma página web de um celular, de um computador, de um relógio inteligente, de uma TV inteligente de um Tablet entre vários outros dispositivos e cada um possui um tamanho de tela diferente.
Isso chama na programação de responsividade, que é fazer o seu sistema web se adequar ao tamanho de tela que ele está sendo aberto, sendo assim ele vai abrir com um tamanho em uma tela de computador, de outro tamanho em uma tela de smartphone se adequando ao tamanho da tela.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
Com certeza vamos falar mais a frente sobre responsividade, e você já tinha ouvido falar em navegadores da web? Deixa aqui nos comentários.