História da Internet e World Wide Web (WWW)
Fala programmer, tudo tranquilo? Aqui é o Erick, e nesse conteúdo vamos conversar um pouco sobre a história da Internet e também sobre a World Wide Web que muitos conhecem como WWW, você já conhece a história da internet? Fica comigo nesse conteúdo que vamos conhecer um pouco mais.
No final da década de 1960 uma empresa chamada ARPA patrocinou um estudo para que fosse criado uma forma de comunicação entre computadores que fosse mais rápida do que a usada na época, sua taxa era de 56 Kbps, o que na época era muito rápido já que a comunicação entre computadores funcionava a apenas 110 bs.
Esse investimento foi feito pela ARPA no MIT que é uma das faculdades mais conhecidas e reconhecidas por estudos na área da computação, um dos seus alunos foi responsável por criar esse novos sistema de comunicação de computadores que ficou conhecido como ARPANET.
Esse pontapé inicial deu início a internet como conhecemos atualmente, esse processo ainda deu início a uma ferramenta que temos disponível até hoje que é o compartilhamento de informações que deu origem ao correio eletrônico que conhecemos como e-mail.
O objetivo da ARPA era conseguir trafegar dados de vários tipos diferentes entre vários computadores diferentes através da ARPANET, com isso eles criaram o sistema de envio de pacote de dados.
Esses pacotes de dados eram embaralhados e enviados entre as linhas telefônicas para os diversos computadores e quando ele chegava no outro computador eles eram organizados e começavam a fazer sentido.
Esse processo de envio de pacotes funciona até hoje e é conhecido como comutação de pacotes, se você estuda ou estudou redes de computadores, com certeza, você já deve ter visto essa questão de envio de pacotes.
A ARPANET foi criada para não depender de um computador como o centro do envio das informações, quando ela falhava, ou seja, um pacote não era entregue, ela continuava a mandar os pacotes mesmo com essa falha.
Por conta desse problema a ARPA criou um protocolo conhecido como TCP, que garantia que esses dados fossem enviados e chegassem no seu destino, com o avanço da tecnologia, começaram a aparecer diversas redes diferentes e também computadores diferentes.
Aqui surgiu mais um problema, como garantir que a informação seria a mesma com toda essa evolução da tecnologia, foi então que a ARPA inventou o protocolo TCP-IP, para garantir que as informações seriam entregues de um lado para o outro independente do computador ou rede de computadores por onde as informações estavam trafegando.
No início a internet só podia ser usada por universidades e órgãos do governo, mas com a evolução da tecnologia, foi permitido que ela pudesse ser usada também pelas empresas a fim de ser usada comercialmente.
As empresas vendo que essa era uma grande oportunidade de oferecer serviços melhores para seus clientes, começaram a investir na internet, foi investido milhões para o desenvolvimento de hardware e software para transmissão de informações mais rapidamente.
Esse envio de informações com mais agilidade ficou conhecido como banda larga, no final da década de 1980, começou-se a pensar em usar a internet como um canal de colocar informações como uma página de textos.
A partir da década de 1990 surgiu uma linguagem chamada HTML, onde pessoas poderiam compartilhar informações com outras através da internet em sites, esses sites tinham textos como principal forma de compartilhamento de informações, e assim nasce a internet moderna como conhecemos atualmente.
Com a chegada dessas tecnologias, foi necessário criar uma organização para controlar o que estava sendo feito com a internet é então que surge WWW (World Wide Web Consortium), que ficou responsável por dizer as melhores práticas para uso da internet e desenvolvimento de algumas tecnologias.
A internet veio como uma forma de comunicação, pois no passado os computadores só conseguiam trocar informações entre eles mesmo dentro de uma empresa, agora os computadores podem trocar informações a nível mundial e em alguns segundos.
A internet evoluiu e no começo era possível o compartilhamento apenas de textos, agora temos uma internet multimídia, capaz de compartilhar, vídeos, imagens, jogos digitais, músicas entre várias outras possibilidades.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já conhecia a história da internet? Deixa aqui nos comentários que eu quero saber.